Modelo Canvas: como usar essa ferramenta no dia a dia da sua empresa

Modelo Canvas: como usar essa ferramenta no dia a dia da sua empresa

Até mesmo a mais sólida das organizações já precisou rever o seu plano de negócios para alcançar o sucesso.

O Google, aliás, é um ótimo exemplo. Durante anos, seus idealizadores ficaram focados em um modelo de receitas que dependia da venda de seu algoritmo de buscas. Algo que não vinha dando muito certo.

Até que, em 2003, eles lançaram o Adwords e passaram a monetizar a companhia através de uma plataforma de publicidade para empresas. De lá para cá, o Google não parou mais de crescer.

Observe que, em um mundo cada vez mais competitivo e tecnológico, ficar preso ao seu plano de negócios pode destruir a sua empresa.

Foi pensando nisso, inclusive, que o pesquisador Alexander Osterwalder desenvolveu o Modelo Canvas. Note que um plano de negócios longo tende a aumentar o risco de fracasso, por isso, é preciso ter em mãos os pontos-chave a serem analisados com muito mais rapidez e dinamicidade.

Assim, o Canvas surge como um verdadeiro GPS do seu plano de negócios, capaz de traçar as melhores rotas e determinar que caminhos serão mais viáveis em um determinado tempo, sem que você necessite abrir milhares de mapas (ou páginas do plano original) para tomar uma decisão.

Como usar o Modelo Canvas?

Ao contrário de um plano de negócios tradicional, cuja leitura é difícil e demorada, o Canvas é um documento de uma página que aborda os elementos mais importantes para lançar/rentabilizar/inovar sua empresa.

Um erro bem comum, aliás, é acreditar que o Canvas seja apenas um resumo do plano de negócio. Na realidade, esse processo é tão mais dinâmico que o plano tradicional que tem se adaptado às realidades de muitas organizações ao longo dos anos.

Hoje, por exemplo, já se tem mais de 15 tipos diferentes de Modelos Canvas, cada um adaptado a uma realidade de negócio.

Na Plataforma Target, por sinal, temos três tipos de Canvas que podem ser utilizados conforme a necessidade da organização de nossos clientes: o Modelo Canvas de Negócio, o Project Model Canvas (voltado para o gerenciamento de projetos) e o Lean Canvas (com foco em inovação).

Três tipos de Canvas na ferramenta Target

A diferença entre eles são os tópicos que cada um possui: enquanto o modelo tradicional está mais focado na estruturação da empresa (proposta de valor, segmento de clientes, recursos-chave, canais, relacionamento, fluxos de receita, atividades-chave, parceiros e estrutura de custos), o Project Canvas busca garantir seus resultados (o que, por que, quem, como, quando e onde), e o Lean Canvas vai atrás de novas soluções (problema, solução, métricas e diferencial).

Dashboard Target – Project Model Canvas

5 principais benefícios de usar o Modelo Canvas no dia a dia da sua empresa

1. Mantém o foco

As empresas precisam de uma definição de como levar seus produtos aos clientes e a tela do Canvas ajuda a definir isso. Também lhe dá a vantagem competitiva para lançar um negócio lucrativo, não apenas por meio da inovação de produtos, mas também por meio do design correto de seu negócio.

2. É claro e conciso

Ele ajuda a documentar sua jornada de inicialização para que você possa modificá-la facilmente à medida que avança. Imagine fazer isso em um documento de 100 páginas! Além do mais, o Canvas é útil para uma comunicação fácil com sua equipe, investidores, parceiros e também funcionários para apresentar sua visão.

3. Melhora suas entregas

O maior motivo para o fracasso de uma empresa é tentar adequar o mercado ao seu produto e não o contrário. Muitas vezes esquecemos isso e direcionamos nossa energia para construir um produto incrível. Quando você imagina como vai vender seu produto, que tipo de recursos você precisa, bem como os diferentes segmentos de clientes que você pode servir, o negócio se torna lúcido. Documentá-lo dá a você clareza ao falar com seus clientes.

4. Reduz o risco de falha

A tela do Modelo Canvas ajuda você com os requisitos das etapas de execução para levar sua ideia ao mercado. Conectar os pontos entre sua proposta de valor + segmentos de clientes + fluxos de receita é uma boa entrada para sua estratégia de marketing, declaração de posicionamento, bem como sua estratégia de vendas.

5. Resultados comprovados

O Canvas é uma metodologia experimentada e testada não apenas para startups, mas também por grandes empresas, como a Microsoft, a GE e a Mastercard.

Conclusão

É importante estar à frente da curva e desenvolver um Modelo Canvas em vez de ficar preso a um plano de negócios.

Trabalhar os tópicos específicos de cada tipo de Canvas ajuda a documentar uma definição profunda, sucinta e clara de seu negócio, e isso vai impactar diretamente na sua tomada de decisão.

Ao focar em aspectos além do desenvolvimento de produtos, você terá uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes e muito mais chances de ganhar a liderança do mercado.

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