5 ferramentas que todo consultor precisa conhecer
O principal desejo de todo gestor de negócios é conseguir organizar seus esforços em prol de maiores e melhores resultados para o seu projeto. Para isso, é preciso contar com ferramentas capazes de auxiliar não só o acompanhamento de etapas, mas a otimização de processos.
Durante muito tempo, os consultores ficaram limitados ao uso de planilhas no Excel e ao envio de e-mails que acabavam parando no SPAM para desenvolver seus planejamentos estratégicos.
Uma grande perda de tempo, recursos e insigths que acabavam resultando em atrasos, falta de alinhamento de equipes e uma tomada de decisão tardia.
O fato é que, mesmo havendo hoje a possibilidade de atualização de planilhas de modo on-line, leva-se um bom tempo para analisá-las e extrair as principais informações para encaminhar a cada setor ou responsável.
Felizmente, os avanços tecnológicos estão facilitando cada vez mais o trabalho do consultor e, inclusive, favorecendo o aumento da percepção positiva de suas entregas. Por isso, é indispensável que um consultor de sucesso conheça e utilize pelo menos uma das 5 ferramentas que trouxemos hoje.
Veja se você já faz parte deste grupo!
1. Ferramentas de armazenamento
Se planilhas estáticas e papeladas arquivadas são coisas do passado, os pendrives e HDs portáteis também são. Hoje, vivemos uma Era em que a informação está, não só em constante mutação, mas a um clique de distância.
O armazenamento de documentos na nuvem é um método simples e prático de arquivar e compartilhar dados online. Com ele, é possível trabalhar em equipe mesmo à distância e ainda limitar as capacidades de edição de um determinado colaborador.
Outras vantagens deste tipo de ferramenta são o baixo custo, praticamente todas têm versões gratuitas, e a capacidade de integração com outras ferramentas e plataformas como o Pacote Office, por exemplo.
Podemos citar o Dropbox, o One Drive e o Google Drive como bons exemplos deste tipo de ferramenta.
2. Ferramentas de videoconferência
As videoconferências já eram realidade no cotidiano de muitas empresas antes mesmo da pandemia do Covid-19, mas o fato é que agora já não dá mais para imaginar um contexto organizacional em que elas não estejam presentes.
Com este tipo de ferramenta, é possível criar reuniões com colaboradores em diferentes localidades sem a necessidade de deslocamento, o que torna os encontros mais produtivos e ágeis.
Além do mais, é possível utilizar os recursos do Zoom, Jitsi, Skype e o Google Hangouts, por exemplo, para melhorar a comunicação interna da empresa. Assuntos que antes levavam dias alternando entre trocas de e-mails e telefonemas agora podem ser resolvidos numa videoconferência de poucos minutos.
3. Ferramentas de gerenciamento de redes socais
Seja para cuidar de sua própria imagem ou para ajudar uma empresa ou instituição a criar uma presença digital, conhecer ferramentas de gestão de redes sociais é indispensável para qualquer consultor.
O uso deste tipo de ferramenta possibilita a otimização de processos para postagem em redes como Facebook, Instagram, LinkedIn e até mesmo o Twitter. Por meio delas, é possível criar, enviar para aprovação e agendar as postagens, permitindo que se trabalhe com antecedência e de modo estratégico.
Dentre as mais conhecidas, estão o mLabs, o Etus e o Hootsuite.
4. Ferramentas de CRM
As ferramentas de CRM são essenciais para estruturar o processo de vendas e personalizar o relacionamento com os seus clientes.
São sistemas de gestão de clientes que permitem a organização dos contatos e o armazenamento das informações mais importantes de cada um para facilitar o contato e troná-lo mais personalizado.
É provável que você já tenha ouvido falar ou até mesmo utilizado algumas delas: RD Station CRM, HubSpot CRM, Agendor, Salesforce e Moskit.
5. Ferramentas de gestão de projetos
Executar um planejamento estratégico, por exemplo, exige muitas etapas, atividades e processos. Gerenciar tudo isso, seus setores e departamentos, pode ser caótico.
Felizmente, existem ferramentas específicas para facilitar o acompanhamento desse tipo de trabalho, permitindo que se gerencie grandes projetos sem nem mesmo precisar sair do lugar.
O Target é uma dessas ferramentas que reúnem tudo que você precisa gerenciar de forma intuitiva, rápida e segura. Por meio desta plataforma é possível delegar atividades, acompanhar as execuções e gerar relatórios e apresentações atualizados em tempo real.
Além do mais, a Facilit, desenvolvedora do Target, entende e valoriza a importância do consultor por meio de seu programa de Parceria, uma ótima oportunidade para consultores que querem gerar uma receita recorrente.
Outra vantagem da plataforma, é que ela é compatível com os outros tipos de ferramentas que citamos aqui: armazenamento, como Google Drive, videoconferência, como Zoom, e CRM, como o RD Station, o que permite uma melhor otimização de processos com sistemas que você já conhece e utiliza.
Claro que o mercado está cheio de outras ferramentas que prometem infinitas possibilidades, cabe ao consultor analisar as vantagens e funcionalidades de cada uma para maximizar seus resultados e dos seus clientes.
Conheça todas as funcionalidades do Target e tire as suas próprias conclusões! Fale conosco!