Você pode confiar nos seus indicadores? Saiba como monitorar as métricas certas

Você pode confiar nos seus indicadores? Saiba como monitorar as métricas certas

Os dados estão por toda parte, por isso, é tão importante saber como monitorar as métricas certas, também chamadas “indicadores-chave de desempenho” (KPIs), para saber se um negócio está tendo um bom desempenho (ou não).

Medir e monitorar as métricas dos negócios é crítico, mas focar nas métricas erradas pode ser prejudicial (já que tempo e dinheiro são gastos medindo, monitorando e tentando otimizar métricas que não importam muito).

Portanto, pode haver KPIs mal estruturados ou aqueles que são muito difíceis e caros de obter ou monitorar regularmente.

Então, o que torna os indicadores de desempenho de negócios “fundamentais” e como um gestor deve selecioná-los? Aqui estão seis fatores que separam KPIs eficazes dos prejudiciais.

Saiba agora como monitorar as métricas certas:

1. Escolha KPIs que estejam alinhados com seus objetivos estratégicos

O “desempenho” da empresa é relativo e deve ser medido em relação à missão e aos objetivos de uma organização. Assim, os principais indicadores de desempenho devem ser baseados nessas metas.

Mas esta tarefa pode ser complicada pelo fato de que a maioria das empresas tem objetivos de curto, médio e longo prazo simultaneamente, e pode haver debate sobre quais abordagens devem ser adotadas.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a resolver este impasse:

Selecione diferentes KPIs para diferentes níveis de gerenciamento

Os executivos provavelmente estão preocupados com os objetivos de médio e longo prazo; os gestores com objetivos de médio e curto prazo e colaboradores com os de curto prazo.

Em vez de tentar construir KPIs que falam a todos esses grupos simultaneamente, selecione KPIs para cada usuário com base em seus objetivos e as decisões de negócios pelas quais são responsáveis.

Selecione KPIs que são informados por métricas de desempenho

Os KPIs mais eficazes combinam os objetivos de negócios com a adequação ao mercado do produto (ou seja, receptividade do mercado a um produto ou serviço).

Um exemplo perfeito de um KPI que pode incorporar essa união é a Taxa de Indicação do Cliente. Este é um KPI que mede a proporção de clientes atuais que indicam futuros clientes para uma empresa.

De “baixo para cima”, este KPI mede a satisfação de uma base de clientes atual, o envolvimento do cliente e a fidelidade à marca. No nível do operador de negócios, ele se refere a um programa de marketing eficaz (programa atual de incentivo ao cliente) e à eficácia de uma equipe de vendas e suporte para transformar novas referências em clientes pagantes.

Finalmente, no nível gerencial ou executivo, a Taxa de Indicação do Cliente pode ser um KPI de vendas que se relaciona ao objetivo estratégico de X% de crescimento orgânico e viral em um determinado trimestre.

KPIs que são dissociados da estratégia do negócio põem em risco a lucratividade, e KPIs que são dissociados do sucesso do cliente estão separados da realidade. Tente unir os dois.

Evite KPIs pré-estabelecidos

Seu negócio e seus objetivos são únicos, assim como seus KPIs. KPIs significativos não serão encontrados em modelos pré-determinados. Escolha os KPIs que o ajudarão a chegar aos seus objetivos e não o de outros negócios.

2. Certifique-se de monitorar as métricas certas

Não faz sentido selecionar um KPI para o seu negócio se os dados por trás do KPI não podem ser obtidos e apresentados às partes interessadas, ou se isso fosse caro demais. Ao avaliar o custo/benefício de selecionar um KPI específico, pergunte-se o seguinte:

  • De quais dados eu preciso para medir este KPI?
  • Quais tecnologias e processos são necessários implementar para acessar esses dados regularmente?
  • De quais tecnologias e processos eu preciso para apresentar este KPI para as partes interessadas?
  • Quanto custará tudo isso e quais são os retornos potenciais?

3. Seja perspicaz em sua escolha de KPIs

Os KPIs devem manter todos na mesma página e na mesma direção, e devem ser específicos o suficiente para informar ações específicas.

Se um KPI for de nível muito alto ou muito vago, ele pode ser interpretado de muitas maneiras e acionado de diversas formas.

O Custo de Aquisição do Cliente é um KPI relevante e é útil para empresas de serviço enquanto os tomadores de decisão conhecem e entendem os dados que fluem para o KPI e têm algum controle sobre eles.

Os custos operacionais não são um KPI relevante e provavelmente não são tão úteis no sentido de tomada de decisão.

Além de ser específico em sua escolha de KPIs, é aconselhável limitar o número daqueles em que você escolhe se concentrar. Aqui está o porquê:

  • Limitar sua seleção de KPIs força você a pensar muito sobre os KPIs que são realmente “essenciais” para o seu negócio; as métricas que são realmente críticas para o seu sucesso.
  • Quanto menos KPIs você tiver para se concentrar, mais você estará focado neles.
  • A otimização contínua de KPIs pode exigir muito tempo e esforço, além de custar caro. Quanto mais KPIs você tiver, mais tempo e dinheiro custará para monitorá-los e otimizá-los.

4. Escolha KPIs precisos

Outra consideração importante na seleção de KPIs para o seu negócio é a precisão dos dados que fluem para o KPI e a confiabilidade dele na previsão do desempenho dos negócios. Pergunte-se o seguinte:

O KPI inclui todas as informações relevantes?

Voltemos ao Custo de Aquisição do Cliente (CAC). Para obter uma leitura precisa do CAC, você provavelmente precisará obter e agregar dados provenientes de uma variedade de fontes – marketing, vendas e gastos administrativos, e talvez alguns custos indiretos também.

Esses dados podem vir de plataformas de marketing, planilhas do Excel, seu CRM, contabilidade ou outra fonte.

Para obter uma leitura precisa do seu CAC, é necessário extrair todas essas informações, alinhá-las e apresentá-las em uma única métrica. Nem é preciso dizer que esse processo pode ser complexo e exigir suporte de TI, e há muito espaço para erros (humanos e tecnológicos).

Ao enfrentar esses desafios, você pode ficar tentado a descartar ou ignorar fontes de dados importantes que são difíceis de incorporar à métrica. Isso pode prejudicar a leitura do KPI e, se acionado, causar mais danos do que benefícios aos negócios.

Felizmente, você pode contar com o Target, o nosso software de planejamento estratégico e gestão. O Target facilita não só o acompanhamento dos seus KPIs por todas as partes relevantes, como faz o encaminhamento das atividades necessárias para cada membro responsável e pode apresentá-las através de diferentes gráficos em relatórios e até mesmo por meio de videoconferência. Simples assim!

Quão preciso é o KPI para refletir e prever o desempenho dos negócios?

Se você está no caminho certo de todas as maneiras concebíveis, mas seu KPI está fora do caminho, pergunte-se novamente se é realmente uma métrica de desempenho “chave”.

5. Selecione KPIs que são acionáveis

Uma das considerações mais importantes que devem informar sua seleção de um KPI de negócios é se o KPI é acionável ou não. Pergunte-se:

  • Podem (pelo menos alguns) dos eventos que fundamentam o KPI ser controlados pela empresa? Se as circunstâncias que alimentam o KPI estão todas fora do controle da empresa, o KPI não pode ser acionado.
  • O KPI está estruturado e apresentado para as pessoas certas de modo que promova a ação?

6. Escolha KPIs que estão vivos

É fácil se sentir confortável com um grupo de KPIs do qual você dependeu por um longo período, mas seu negócio não é estático e seus KPIs também não deveriam ser.

Reserve um tempo para revisar seus motivos para selecionar KPIs específicos periodicamente. Essas razões ainda são verdadeiras? A sua empresa ou o contexto em que opera mudou? Seus KPIs podem ser refinados para se adequar a essas mudanças?

Ao mesmo tempo, você deve revisar periodicamente seus processos para monitorar as métricas certas e agir de acordo com seus KPIs. Os tomadores de decisão estão observando e trabalhando para melhorá-los? Eles têm as ferramentas certas para fazer isso? O seu ecossistema de KPI está apoiando a tomada de decisão baseada em dados e melhorando os resultados de negócios?

Dados, métricas e “KPIs” estão por toda parte e não é difícil ficar desorientado e perder o foco das que são realmente essenciais para o seu negócio. Nesse contexto, dedicar um tempo para pensar criticamente sobre como e por que um determinado KPI é a “chave” para o seu negócio é mais importante do que nunca.

E lembre-se, na hora de acompanhar seus indicadores de forma ágil e eficaz, conte com a plataforma de planejamento estratégico e gestão que mais apoia a tomada de decisão de organizações públicas e privadas em todo o país. Conte com o Target!

Fale agora mesmo com um de nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *