6 principais razões para falhas de comunicação no trabalho (e como evitá-las)

6 principais razões para falhas de comunicação no trabalho (e como evitá-las)

Já parou para pensar no quanto de dinheiro é desperdiçado anualmente pelas empresas pela falha de comunicação interna? Basta um e-mail com informações erradas para todo um projeto ser desperdiçado e, junto com ele, meses de trabalho.

De acordo com The Cost of Poor Communications – uma pesquisa com 400 empresas e um total de 100.000 funcionários – a perda média por empresa é de US $ 62,4 milhões por ano devido à comunicação inadequada entre colaboradores.

Em outro estudo da revista The Economist, 44% dos entrevistados disseram que as barreiras de comunicação estão levando a um atraso ou falha na conclusão de projetos. Além disso, 31% relataram comunicação deficiente, resultando em baixo moral, 25% em metas de desempenho perdidas e 18% em vendas perdidas.

Resumindo, a falta de comunicação está causando muitos impactos negativos nas organizações, equipes e seus funcionários.

6 principais razões da falha de comunicação

Embora as causas da falha de comunicação possam ser variadas (e algumas específicas do indivíduo, da equipe ou da organização), aqui estão 6 das razões mais comuns pelas quais as equipes lutam com uma comunicação eficaz.

1. Baixo entrosamento da equipe

Para que qualquer equipe tenha sucesso, ela deve encontrar maneiras de trabalhar bem em conjunto. Um baixo entrosamento da equipe geralmente resulta em conflitos e falhas de comunicação. Isso não é apenas ruim em um nível individual (funcionários insatisfeitos), mas também pode ser prejudicial ao projeto e à organização como um todo.

Possível solução: a dinâmica da equipe pode ser estabelecida e reforçada por meio de reuniões diárias, ligações semanais de projeto, check-ins individuais e atividades de construção de equipe. Quanto melhor uma equipe se conhecer, maior será a probabilidade de ela se comunicar com eficácia.

2. Não ser claro o suficiente

Quando os membros da equipe fazem suposições – sem pedir esclarecimentos – coisas ruins tendem a acontecer. É muito fácil sermos levados a achar que o outro está pensando como nós, mas isto nem sempre acontece. Deixar informações nas entrelinhas pode ser muito arriscado para a execução de um projeto.

Possível solução: reserve um tempo extra para fazer uma pergunta complementar até ter certeza de que entendeu. Repita o que você ouviu: “Para confirmar, você está dizendo que … está certo?”

3. Não saber ouvir

Você está ouvindo para saber quando há uma interrupção na conversa para que VOCÊ possa falar? Isso é chamado de “momento de fala” é exatamente o oposto de ouvir ativamente. A escuta ativa requer concentração total para que você, o ouvinte, possa compreender e responder com eficácia ao que a outra pessoa está dizendo.

Possível solução: desligue os alertas. Faça contato visual com o locutor. Repita o que eles disseram para garantir um entendimento completo.

4. Escolhendo o canal errado

E-mail. Telefone. Reunião pessoal. Reunião virtual (vídeo). Mensagem do LinkedIn. Mensagem no aplicativo. São tantas as opções. Embora nunca exista um canal de comunicação perfeito, às vezes um é melhor do que o outro. E se você escolher o canal “errado”, as mensagens podem ser perdidas, atrasadas ou não lidas.

Possível solução: trabalhe com sua equipe para estabelecer “normas de canal de comunicação”. Combine quais canais serão usados ??para tipos específicos de conversas.

5. Não ter uma mente aberta

Mente fechada é um assassino de comunicação. Uma coisa é ter convicções fortes; totalmente diferente de não estar aberto a ouvir ideias que diferem de suas crenças.

Possível solução: construa e promova uma cultura de equipe aberta a novas ideias e perspectivas.

6. Falta de transparência

A falta de abertura e transparência pode ter impactos negativos substanciais no moral e na produtividade – e resultar em uma falha de comunicação avassaladora.

 

Possível solução: reserve um tempo para mostrar o trabalho de todos os membros de sua equipe. Isso ajudará a fornecer uma “visão geral” do que está acontecendo em sua organização, destacando cada uma das tarefas.

Transparência significa tornar todas as informações – números, roteiros, planos, desafios e preocupações – prontamente acessíveis a todos em sua equipe.

Como o Target pode ajudar a melhorar a comunicação interna da sua equipe

Com o Target é possível criar transparência em seu fluxo de trabalho diário sabendo quem está trabalhando em quê, exibindo onde cada tarefa e projeto está em um determinado momento e entendendo objetivos e prioridades – mesmo quando eles mudam.

Assim, todos na empresa entendem como as suas tarefas individuais contribuem para o quadro geral e têm clareza sobre o que estão tentando alcançar juntos como uma equipe.

No entanto, é claro que o nosso software sozinho não resolve todos os problemas de comunicação da sua empresa, mas, se usado de maneira adequada, ele aliviará substancialmente os problemas de comunicação interna.

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